This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
De fato, recentemente o CARF julgou questão relativa à inclusão do crédito presumido de ICMS na base de cálculo do IRPJ e CSLL. Trata-se do processo 10480.726354/2015-71, Acórdão nº 1301-006.360, da 1ª Seção de Julgamento / 3ª Câmara / 1ª Turma Ordinária, cuja decisão desconsiderou o entendimento do STJ.
Muito embora o STJ já tenha consolidado o entendimento no EREsp. n. 1.517.492/PR, no sentido da não inclusão do crédito presumido de ICMS na base de cálculo do IRPJ e da CSLL, o CARF ignorou o julgado.
Ocorre que, ao julgar um processo relacionado a créditos presumidos de ICMS concedidos por estado, o CARF desconsiderou o entendimento firmado pela Corte Superior e decidiu aplicar os §§ 4º e 5º, acrescentados ao art. 30 da Lei nº 12.973/2014, pela Lei Complementar 160/ 2017, afirmando que tais normas devem ser interpretadas em conformidade com o caput daquele dispositivo legal. Vale dizer, o CARF aplicou o art. 30 da Lei 12.973/2014 com as alterações introduzidas pela LC 160/2017.
Esse julgamento do CARF, desconsiderou totalmente a decisão do STJ de que não importa a
natureza do crédito presumido de ICMS como incentivo fiscal, ou “subvenção para custeio”, “subvenção para investimento” ou
“recomposição de custos” p do CARF viola o entendimento do STJ de que a edição da Lei nº 12.973/2014, caracterizando os créditos presumidos de ICMS como subvenção de investimentos, não tem o condão de modificar a ilação de que a tributação do crédito presumido de ICMS pelo IRPJ e CSLL representa violação ao princípio federativo.
Assim, os contribuintes que pretendem excluir os créditos presumidos de ICMS da base de cálculo do IRPJ e CSLL, devem procurar o Judiciário, pois a chance de êxito nesse âmbito é excelente.
Fonte: Tributário nos bastidores
Procure seu advogado de confiança!
Acompanhe as notícias em nosso Facebook, Instagram e também pelo nosso site: www.wagnerefernandes.adv.br